Quando suas veias se dilatam e começam a aparecer sob a pele e suas pernas começam a doer, seu estilo de vida muda para pior. Os exercícios para varizes das pernas melhoram o tônus vascular, aliviando assim a condição.
O que são varizes
As veias varicosas são um fenômeno patológico (anormal) de dilatação das veias, como resultado do aparecimento de teias de aranha e malhas vermelho-azuladas, ou mesmo nódulos acidentados, na superfície da pele.
Se um de seus parentes tem varizes, você já os ouviu usar a expressão “puxar as veias”. Como você sabe, o sangue deve subir pelas veias das pernas, vencendo a força da gravidade. O coração o empurra para lá a cada contração, e válvulas especiais dentro do vaso impedem que ele desça. Eles fecham após cada batimento cardíaco e evitam que o sangue flua para baixo sob a influência de seu próprio peso.
Nas veias varicosas, as paredes das veias se expandem e ficam mais finas, as válvulas não conseguem mais fechar e o movimento adequado do sangue através do vaso afetado é interrompido. O sangue estagna, os vasos sobem à superfície da pele e tornam-se muito visíveis. E quanto mais fortes forem as varizes, mais pesado e extenso será esse quadro.
A certa altura, chega um “ponto sem volta” quando a cirurgia não é mais possível. Mas antes você pode se ajudar com ginástica e medicamentos.
O mais importante é proteger-se do desenvolvimento de veias varicosas. Primeiro você precisa descobrir de onde veio.
Causas da doença
Todas as causas das veias varicosas podem ser reduzidas a duas: problemas com a saída de sangue dos vasos das pernas e tecido conjuntivo fraco nas paredes dos vasos sanguíneos.
O primeiro grupo de razões pode ser eliminado de forma bastante simples, mas o segundo é devido a características genéticas e só pode ser tolerado.
O primeiro grupo inclui os seguintes motivos:
- Pose de pernas cruzadas enquanto está sentado.
- Posição corporal desfavorável prolongada, como agachar-se ao trabalhar no jardim.
- Trabalhar por longos períodos em pé.
- Trauma, doenças vasculares sistêmicas.
- Obesidade.
Como você pode ver, a maioria desses motivos pode ser eliminada. Em outras palavras, o exercício será ineficaz, a menos que você abandone o hábito de sentar-se com as pernas cruzadas ou reduza o peso. Se as veias varicosas forem causadas por fraqueza genética dos vasos sanguíneos, não se desespere. Seus pés só precisarão de mais atenção.
Então, vamos descobrir que tipo de carga pode ser dada aos músculos com essa doença, se é possível fazer agachamento com varizes e quais outros exercícios existem.
Combatendo varizes com exercícios
A atividade física tem como objetivo melhorar o fluxo sanguíneo nas veias doentes. É inútil fazer isso se o estágio das varizes já requer intervenção cirúrgica. Mas se a doença apenas começou, os exercícios serão muito úteis.
O que não fazer
Você não deve levantar pesos. Esqueça os exercícios de força por enquanto, eles agravarão sua condição. A tensão excessiva pode causar o rompimento de vasos sanguíneos fracos.
Aqui estão algumas perguntas de pessoas que sofrem de varizes e suas respostas:
- É possível agachar com varizes? Você pode agachar com seu próprio peso. Mas, se os exercícios são difíceis para você, é melhor não fazer isso, mesmo sem barra. Você não pode agachar com barra se tiver varizes.
- Você consegue fazer supino? É possível, mas com cautela, é melhor usar meias de compressão especiais. É preciso ter cuidado com exercícios que trabalham diretamente os músculos das pernas, como levantamento terra, agachamentos, extensões de pernas e flexões de pernas. É aqui que você deve se limitar. Você não pode levantar pesos em pé. Um leg press com peso leve será útil porque você o executa na posição invertida.
- As veias ficam inchadas após o treino, são varizes? Depois de ir à academia, as veias ficam mais pronunciadas e visíveis na superfície. Mas é necessário distinguir as veias varicosas da venosidade do parto. Neste último caso, as veias são empurradas para a superfície pelos músculos, são lisas, sem nós ou malhas. Geralmente são grandes e únicos, azulados. Essas veias aparecem no corpo do atleta na região dos flexores das pernas, braços, tórax e pescoço. Isso está bem. Se a veia for vermelha ou roxa, fina, nodosa e delimitada por uma malha, são varizes.
- Aeróbica – exercício leve. Pode ser feito para varizes? Infelizmente, durante a aeróbica a pessoa faz movimentos e saltos bruscos. E é melhor não fazer isso. Embora nos estágios iniciais das veias varicosas isso não seja importante. O principal é retirar a carga pesada. Mas nos estágios posteriores, especialmente na tromboflebite, o movimento repentino é perigoso devido ao descolamento de um coágulo sanguíneo e às consequências catastróficas.
Você deve ter cuidado com qualquer coisa que exija um grande esforço físico de sua parte: exercícios de força, corrida rápida, treinamento intervalado.
O que pode e deve ser feito
Os exercícios para pernas com varizes diferem na carga dosada. Na verdade, isso é ginástica para as articulações. Por um lado, força a contração dos músculos e, por outro, não causa muita tensão. Todos os exercícios para varizes visam aumentar a circulação sanguínea nas pernas.
O exercício mais simples para as pernas para varizes é trabalhar com os pés.
Este exercício é feito assim:
- Sente-se ou deite-se de forma que os pés fiquem mais altos que os joelhos.
- Você pode colocar uma almofada macia, mas elástica, sob os joelhos.
- Imagine que as pontas dos dedos dos pés são uma mão. Desenhe um círculo uniforme com ele. O desenho é feito movendo a perna na articulação do tornozelo.
- Puxe o dedo do pé em sua direção, continue puxando quando chegar ao limite. Você sentirá um leve calor agradável no músculo da panturrilha e seu alongamento.
- Depois disso, estique os dedos dos pés e puxe os calcanhares para baixo usando o músculo da panturrilha.
- Vire os pés para fora e depois um para o outro.
- Experimente este exercício várias vezes.
Em outras palavras, giramos ativamente os pés, contraímos e relaxamos as panturrilhas. Fazemos isso com as pernas levantadas. Esta técnica permite alongar os músculos localizados abaixo do joelho enquanto está sentado no sofá ou deitado na cama.
Um conjunto de exercícios para todo o corpo
A atividade a seguir combina aquecimento para os músculos e articulações de todo o corpo e alongamento. Este é um complexo simples e seguro que melhora a circulação sanguínea por todo o corpo.
Cabeça e pescoço
Faça um círculo com a cabeça 10 vezes no sentido horário e o mesmo número de vezes na direção oposta.
Em cada volta, tente alongar. Não há necessidade de fazer isso rápido, esticar o prazer. Sinta o trabalho dos músculos do pescoço, aproveite.
Em seguida, estique o queixo até o peito 3-4 vezes e a nuca até as costas o mesmo número de vezes.
Vamos passar para a cintura escapular superior.
Braços, ombros
Mova os ombros em círculos para frente e para trás. Desenhamos um círculo com eficiência e lentidão, alongando os músculos!
A seguir, começamos a descrever círculos no mesmo plano com os braços esticados. Não há necessidade de acelerar muito; uma velocidade de 1,5–2 rotações por segundo é suficiente. Inspiramos e expiramos uniformemente, sem prender a respiração.
Em seguida, pressionamos os cotovelos contra o corpo e desenhamos um círculo com pincéis. Ou seja, o braço gira na altura do cotovelo.
E o último passo é cerrar os punhos e girá-los no pulso. Em seguida, aquecemos a região lombar.
Lombar
Faça a pose de mãos para os lados. Comece usando a parte inferior das costas para virar ao máximo para a direita e para a esquerda 10 vezes. Você pode virar em uma fileira ou fazer imediatamente 10 vezes em uma direção e depois 10 na outra.
Depois disso, incline-se para frente e para trás. Em seguida, gire o corpo no sentido horário e anti-horário, mantendo as pernas no mesmo lugar.
Coloque as mãos nos quadris e faça alguns círculos apenas com os quadris.
Não se esqueça que você precisa trabalhar devagar e em velocidade constante.
Pernas
Aqui você pode agachar 10 vezes lentamente e sem peso adicional. Esta é uma das duas opções possíveis para colocar pressão nas pernas, porque você não pode agachar com uma barra ou fazer estocadas.
A segunda opção é o leg press em uma máquina com pesos leves. Será mais útil para você, já que o trabalho fica de cabeça para baixo, o que é muito bom no caso de varizes.
O restante dos exercícios para as pernas são vários balanços que não sobrecarregam a região da panturrilha.Na imprensa
Para treinar seu abdômen, você precisará de exercícios realizados deitado no chão sobre uma fitball. Não é recomendável fazer elevações de pernas penduradas em uma barra horizontal, pois neste momento o sangue pode estagnar nas veias doentes.
Deitado de costas, faça elevações de pernas (duas ou separadamente) na prensa, bicicleta ergométrica.
Abdominais em várias técnicas também são seguros na posição deitada.
Natação
A natação é uma excelente forma de atividade física para varizes. É útil para os músculos das pernas, o sistema nervoso, o coração e o sistema imunológico. Realmente uma ótima atividade!

Principais recomendações
Se resumirmos todos os itens acima na forma de breves recomendações, elas ficarão assim:
- Faça exercícios para varizes, pratique longas caminhadas com sapatos confortáveis .
- Não fique na mesma posição por muito tempo, livre-se do hábito de sentar de pernas cruzadas.
- Controle seu peso.
- Leve um estilo de vida ativo para melhorar a circulação sanguínea
- Se você tem predisposição a varizes, toda atividade física intensa deve ser realizada com meias anti-varizes especiais e justas!
- Após a atividade física, deixe o sangue fluir livremente pelas pernas. Isto é especialmente verdadeiro para as meninas. Deite-se em uma cama ou sofá com os calcanhares apoiados na parede. Você precisa se deitar para que seus pés fiquem mais altos que sua cabeça. Se você decidir tirar uma soneca de uma ou duas horas, coloque almofadas sob os calcanhares e joelhos. Certifique-se de que suas pernas estejam posicionadas de forma que fiquem mais altas que seu corpo. Isso ajudará o fluxo sanguíneo das extremidades inferiores.
- Use exercícios cardiovasculares em seus treinos. Isso melhorará seu bem-estar e fortalecerá seu sistema cardiovascular.


















